Modelagem Financeira: por que ela é tão importante às concessões e PPPs?
Ferramenta possibilita simular as demonstrações contábeis futuras, além de analisar a viabilidade e a financiabilidade do projeto
Não é novidade que no planejamento de um negócio é necessário realizar uma modelagem financeira.
Com as concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) não poderia ser diferente. Afinal, essas modalidades devem ser atraentes tanto para os investidores, além de gerar benefícios à população.
Você sabia que, utilizando um conjunto de técnicas e estudos, é possível visualizar diferentes cenários aos projetos de PPPs e concessões? Com isso, é possível prever o desempenho financeiro e traçar quais as melhores estratégias a serem seguidas na realização do projeto.
Tem dúvidas sobre o que é e qual a sua importância nas parcerias entre agentes públicos e privados? Então continue a leitura!
O QUE É?
Em primeiro lugar, a modelagem financeira possibilita prever o desempenho financeiro de uma empresa. Para isso ser possível, nesse processo, utilizam diferentes tipos de informações sobre as receitas que podem ser provenientes do empreendimento ou projeto.
Com isso, a equipe responsável na realização desta etapa consegue simular as demonstrações contábeis futuras, além de analisar a viabilidade e a financiabilidade do negócio.
Portanto, a modelagem financeira é uma técnica utilizada para garantir uma estrutura financeira confiável durante o cumprimento do contrato, auxilia também na tomada de decisões operacionais, de investimento e financiamento do projeto.
Podemos dizer ainda que é um dos aspectos que envolvem a realização das modelagens de concessões e PPPs.
QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?
A importância da realização de uma modelagem financeira encontra-se na sua capacidade em oferecer fundamentos para as tomadas de decisões.
Com ela, torna-se possível perceber como os aspectos operacionais, de investimento e financiamento impactam os resultados do futuro.
Vale ressaltar que no âmbito financeiro é possível avaliar uma série de itens, por exemplo:
- Valor máximo a ser pago pelo poder público durante o contrato.
- Fatores que podem influenciar no valor do projeto.
- Modelo de financiamento mais adequado para viabilizar o empreendimento.
Para obter sucesso em um projeto de concessão e PPP é necessário realizar uma excelente modelagem financeira. Afinal, ela garante que o negócio é rentável e oferece retorno à população ao longo do contrato.
Por meio destas ferramentas, os projetos de concessões de rodovias, por exemplo, determinam, o valor do pedágio a ser cobrado. Além de ser por meio da análise financeira que se estipula o lance mínimo às PPPs e concessões durante os leilões, entre outras contrapartidas.
QUEM REALIZA A MODELAGEM FINANCEIRA?
Dentro desta área, atuam consultorias especializadas e que possuem corpo técnico multidisciplinar. Os próprios órgãos públicos podem realizar as modelagens, mas por nem sempre contar com corpo técnico especializado, recorrem à contratação do serviço.
Nessa etapa da modelagem, o Grupo Houer, por exemplo, trabalha com base nas informações financeiras, que podem ser geradas pelo empreendimento, além de fornecer a previsão das obras necessárias, estimativa da mão de obra e os equipamentos essenciais à sua gestão e operação
Afinal, o nosso principal objetivo com a modelagem financeira é garantir e avaliar se o cenário projetado é consistente e sustentável dentro da duração do contrato de concessão e PPP.
Gostou do artigo? Para entender mais sobre o assunto, leia o artigo “Modelagem de Concessão e PPPs: o que é e qual a sua relevância?”. Boa leitura!
Compartilhe