Entenda como as modelagens econômico-financeiras ajudam a criar projetos sustentáveis
Os critérios ESG são utilizados em diferentes etapas do processo de desenvolvimento de concessões e PPPs, saiba mais logo abaixo
Você já parou para refletir como as modelagens econômico-financeiras podem ajudar a criar projetos sustentáveis?
Cada vez mais, a sustentabilidade e os critérios ESG (Ambiental, social e de Governança) são a base do desenvolvimento de projetos. Com a modelagem econômico-financeira não poderia ser diferente. Afinal, estamos falando de uma etapa em que prevê o desempenho financeiro de um empreendimento.
Dessa forma, as modelagens econômico-financeiras podem incorporar em suas projeções indicadores sustentáveis, capazes de gerar valor social, ambiental e organizacional para os agentes públicos, privados e, principalmente, para os cidadãos.
Por isso mesmo, no artigo de hoje, vamos entender como as modelagens econômico-financeiras podem ajudar a criar projetos sustentáveis. Vamos lá?
COMO AS MODELAGENS ECONÔMICO-FINANCEIRAS AJUDAM O PROJETO A SER SUSTENTÁVEL?
Quando paramos para refletir sobre a função da modelagem econômico-financeira nas concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), chegamos a conclusão que é uma etapa essencial para simular as demonstrações contábeis futuras, além de analisar a viabilidade e a financiabilidade do negócio.
Logo, a modelagem financeira é uma técnica utilizada para garantir uma estrutura financeira confiável durante o cumprimento do contrato, auxilia também na tomada de decisões operacionais, de investimento e financiamento do projeto.
Dessa forma, quando a equipe responsável por este tipo de modelagem leva em consideração os critérios ambientais, sociais e de governança, o projeto terá um modelo de financiamento mais adequado para viabilizar um empreendimento sustentável.
Portanto, as modelagens econômicas-financeiras podem ajudar no desenvolvimento de projetos sustentáveis ao passo que são capazes de incorporar os critérios ESG nas projeções financeiras e rentabilidade do empreendimento a ser desenvolvido.
EXEMPLOS DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS
Parques
Por exemplo, na modelagem econômico-financeira de concessões de parques ou áreas de preservações, é possível prevê formas para reduzir custos e gastos de determinadas áreas ou atividades e, em contrapartida, priorizar recursos para desenvolvimento de ações sustentáveis e com retorno à população.
A concessão dos parques estaduais de Minas Gerais, o Itacolomi e o Ibitipoca, são exemplos de projetos que vão garantir economia ao Governo do Estado. A estimativa do é de que a concessão garantirá uma economia de R$ 2 milhões ao ano e pode gerar 1,6 mil empregos diretos e indiretos.
Além do potencial econômico, esses espaços também têm impacto direto no meio ambiente, por serem áreas dedicadas a estudos de biodiversidade e conservação de diferentes espécies animais e vegetais.
Com essa nova iniciativa, haverá, entre outras ações, a requalificação, modernização e manutenção dos parques.
Dessa forma, este projeto está alinhado aos mais diferentes ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
O Grupo Houer participou do consórcio responsável por desenvolver os estudos de modelagem.
Saneamento Básico
É inegável a relação entre saneamento básico e alguns ODS. Um deles é o ODS 6 – Água Potável e Saneamento.
Dessa forma, a modelagem econômico-financeira de um projeto de saneamento prevê a financiabilidade do projeto, possibilita cortar gastos desnecessários, atrair investimentos para o setor e pode mensurar também o impacto e benefícios do empreendimento para a sociedade.
Então, deve garantir de forma adequada estratégias de implementação e funcionamento do abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e a drenagem e o manejo de águas pluviais urbanas de uma cidade.
Sendo assim, essa ferramenta evita a escassez de água, a proliferação de doenças e reduz a poluição do meio ambiente.
O Grupo Houer participa de projetos de saneamento básico em diversas cidades do Brasil, como Sinop – MT, Vila Velha – ES e Três Lagoas – MS
Outros exemplos
A modelagem econômico-financeira de PPPs e concessões também pode ajudar viabilizar projetos sustentáveis em outras áreas como Iluminação Pública. Como resultados, temos a redução de emissão de carbono, aumento da segurança, além de contribuir com o desenvolvimento econômico das cidades.
Outro exemplo que podemos citar são as modelagens econômico-financeiras de concessão de rodovias, onde é possível neste tipo de projeto, aumentar a segurança das estradas, reduzir o tempo de viagem no transporte de mercadorias, entre outras vantagens sustentáveis.
CONCLUSÃO
Portanto, podemos dizer que a modelagem econômico-financeira pode ajudar no desenvolvimento de projetos sustentáveis nas mais diferentes áreas dentro das concessões e PPPs.
Afinal, este tipo de modelagem pode ajudar os projetos sustentáveis a encontrarem caminhos rentáveis e viáveis para alcançar as suas metas e objetivos ambientais, sociais e de governança ao longo do contrato.
CURSO NA HOUER ACADEMY
Se você ficou interessado em conhecer ainda mais como desenvolver modelagens econômico-financeiras, fique tranquilo, pois o curso Modelagem Econômico-Financeira estará disponível em breve na Houer Academy. Com ele, você vai aprender ainda mais sobre o assunto. Participe!
Compartilhe