Concessão da BR-381: Um caminho para a redução dos acidentes na “Rodovia da Morte”

Concessão da BR-381 transforma a “Rodovia da Morte”, reduzindo acidentes e melhorando a infraestrutura no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, salvando vidas e promovendo eficiência viária

Imagine uma estrada que, em vez de ser um simples conector entre cidades, se transforma em um labirinto de riscos e tragédias. Essa é a realidade da BR-381, conhecida por muitos como “Rodovia da Morte”. Para desafiar esse cenário, o projeto de concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, pode não apenas transformar a infraestrutura das estradas, mas também salvar vidas. 

Um estudo recente do Grupo Houer, encomendado pela FIEMG, traz dados que demonstram como a concessão tem potencial para reduzir consideravelmente o número de acidentes no trecho. O material traz um comparativo entre a situação da rodovia e o número de ocorrências registradas em 2023 no trecho concessionado (entre BH e São Paulo) e no que está sob gestão pública.

Neste artigo, vamos explorar como esse empreendimento pode transformar a “Rodovia da Morte” em uma via mais segura e eficiente.

SOBRE A BR-381

A BR-381/MG é um importante corredor logístico e de escoamento de produtos industriais. Atravessa o Vale do Aço, no interior de Minas Gerais, além de interligar os estados de Minas, São Paulo e Espírito Santo, sendo marcada pelo intenso fluxo de caminhões e ônibus. 

Apesar da sua importância econômica, a rodovia também é conhecida nacionalmente como “Rodovia da Morte”.

De acordo com dados de 2023, a rodovia registrou 2.641 acidentes, resultando em 171 mortes e 3.435 feridos. Essa rodovia tem o maior número de acidentes entre as federais do estado e representa 45% mais ocorrências do que a segunda rodovia mais acidentada, a BR-040.

O QUE DIZ O ESTUDO SOBRE A BR-381?

O estudo encomendado pela FIEMG e elaborado pelo Grupo Houer revela uma comparação significativa entre os trechos duplicados da BR-381, sob modalidade de concessão, e aqueles que ainda seguem sob administração pública. 

Em 2023, os trechos não duplicados que estão sob gestão pública, ou seja, o trecho entre BH e Valadares, apresentaram uma taxa de 7,36% mais acidentes a cada 10 mil veículos. Além disso, a severidade dos acidentes foi 110,66% superior nesse trecho. Os dados mostram que, para cada 100 acidentes, houve 10,87 óbitos nos trechos não duplicados, mais do que o dobro em relação aos 5,16 óbitos registrados nos trechos duplicados, entre BH e São Paulo, que estão sob gestão da iniciativa privada há mais de 15 anos.

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DAS CONCESSÕES DE RODOVIAS

A concessão de rodovias é uma estratégia que visa não apenas melhorar a infraestrutura, mas também implementar medidas de segurança e eficiência na gestão do tráfego. 

Em síntese, essa modalidade permite o investimento em tecnologia, manutenção adequada e campanhas de conscientização, fatores que têm se mostrado eficazes na redução de acidentes em outros trechos geridos pela iniciativa privada.

Ou seja, a concessão de rodovia é uma estratégia dos governos para a manutenção, a conservação e ampliação da malha rodoviária federal ou estadual. Isso ocorre principalmente em trechos estratégicos para a economia nacional. Esse tipo de concessão traz múltiplas vantagens: estradas mais seguras, custos de transporte menores, investimentos e empregos para a sociedade.

SAIBA MAIS SOBRE A NOVA RODADAS DE CONCESSÕES DA RODOVIA BR-381, NO TRECHO ENTRE BELO HORIZONTE E GOVERNADOR VALADARES

Envolve a concessão de 303,46 km da BR-381, com investimentos estimados em R$ 5,76 bilhões e custos operacionais de R$ 2,986 bilhões, busca melhorias significativas para a infraestrutura da rodovia.

O projeto inclui a duplicação de 107,45 km da rodovia, visando aumentar a capacidade de tráfego e melhorar a segurança. Além disso, serão implantadas faixas adicionais, travessias urbanas melhoradas, vias marginais, correções de traçado, novas passarelas e passagens inferiores, e pontos de ônibus. 

A duplicação e melhorias específicas, como as faixas adicionais e vias marginais, buscam facilitar o fluxo de veículos e pedestres, reduzindo congestionamentos e aumentando a segurança. Essas medidas são baseadas nos Estudos de Viabilidade do Edital apresentados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.

CONCLUSÃO

Portanto, o Estudo da BR-381 evidencia que a concessão da rodovia tem potencial para impactar positivamente na segurança viária, contribuindo decisivamente para a redução de acidentes e mortes. A comparação entre os trechos sob gestão pública e aqueles duplicados reforça a necessidade de reformulações na abordagem de gestão das rodovias.

Enquanto a nova rodada de concessão da BR-361, especificamente no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, busca melhoria das condições de tráfego e da segurança dos usuários. A duplicação, por exemplo, foi proposta em trechos críticos, onde há maior incidência de congestionamentos e acidentes. As travessias urbanas, situadas em áreas onde o tráfego de pedestres é intenso, serão modernizadas, o que contribuirá para a redução de acidentes e a melhoria da circulação de veículos.

ESTUDO

Acesse o estudo “INFRAESTRUTURA E CRESCIMENTO ECONÔMICO: a nova rodada de concessão da BR-381 como modelo de segurança, eficiência e sustentabilidade” completo Aqui. Boa leitura!

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