Concessão de parques: entenda o que é e quais são as vantagens

A modalidade atrai mais investimentos para o setor, além de ajudar na preservação ambiental e no desenvolvimento do turismo local

Você já ouviu falar em concessão de parques? Apesar de diversos projetos dessa natureza estarem em expansão no Brasil, alguns ainda desconhecem o potencial da modalidade.

Atualmente, o país estuda 72 projetos de concessão de parques à iniciativa privada. Bem como, algumas Unidades de Conservação (UCs) foram concedidas e já são apontadas como referências.

O Parque do Iguaçu, por exemplo, foi o primeiro Parque Natural do país a seguir esse modelo. Ele é um exemplo de sucesso e um marco no país.

Se você quer entender melhor os benefícios da concessão de parques, continue a leitura para descobrir o que é e como a modalidade é vantajosa ao interesse público.

ENTENDA AS VANTAGENS DA CONCESSÃO DE PARQUES

Antes de mais nada, os Parques Nacionais são áreas destinadas à proteção e conservação ambiental, além de todo o seu potencial turístico. No entanto, ainda há um déficit de recursos destinados aos ativos ambientais nacionais. 

Então, a concessão de parques tem como objetivo impulsionar novos investimentos em benefício da proteção, estudo, divulgação da biodiversidade e desenvolvimento turístico.

Outra característica da modalidade é aumentar o número de visitantes e o apoio da população às áreas protegidas, como também diminuir os custos com a sua manutenção.

Como resultado, a concessão de parques pode levar à redução das despesas por parte do poder público. Assim como, gerar empregos e ampliar a arrecadação tributária por meio do turismo.

Recentemente, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) criou o programa com R$ 500 milhões de financiamento para concessões de parques naturais e urbanos, além de florestas.

Com isso, o setor pode gerar 978 mil postos de trabalho e multiplicar em mais de quatro vezes sua participação na economia. Ou seja, a modalidade também promove o desenvolvimento socioeconômico do país.

O Grupo Houer atua em conjunto ao BNDES no desenvolvimento dos estudos da modelagem de parques nos Estados de Santa Catarina e Minas Gerais.

POR QUE SE REALIZA A CONCESSÃO DE PARQUES?

Consiste em uma estratégia para atrair investimentos aos parques, ao mesmo tempo que promove o turismo e o desenvolvimento socioeconômico das regiões.

Por outro lado, é preciso garantir a preservação das áreas e avaliar os seus impactos. Logo, esse tipo de concessão conta com estudos de viabilidade técnica, financeira e jurídica.

Nesse sentido, a modelagem da concessão ou da Parceria Público-Privada (PPP) ajudam a mensurar o impacto e benefícios do empreendimento para a sociedade e para a preservação da biodiversidade.

Em resumo, as concessões de parques:

  • Promovem ações de preservação da natureza.
  • Incentivam o desenvolvimento do turismo.
  • Mantém a infraestrutura dos parques.
  • Promovem novas atrações e opções de lazer à população.

É POSSÍVEL GARANTIR PRESERVAÇÃO?

A partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), há um investimento maior para conservação da biodiversidade.  

Com a concessão de parques e florestas não poderia ser diferente. Então, as modelagens e estruturação desses projetos levam em consideração também os critérios ambientais.

Além disso, as iniciativas podem contar ainda com participação da sociedade civil. Logo, garantem que a preservação ambiental da área seja mantida e até mesmo alargada.

Vale ressaltar que nas concessões apenas um percentual é destinado à visitação, mantendo grande parte das áreas preservadas.

Por isso, a resposta é sim. É possível garantir a preservação ambiental na concessão de parques.

CONCLUSÃO

As PPPs e concessões em parques, portanto, precisam ser feitas com bastante planejamento, porque os projetos devem gerar retorno para os investidores e atender o interesse público.

Logo, o maior desafio dos projetos de concessão de parques é garantir a qualidade do serviço e a preservação dos recursos, ao passo que, desenvolve o turismo e a economia local.

Para acompanhar a evolução e a atualização sobre esse assunto e outros conteúdos, siga o Instagram do Grupo Houer. Aproveite e assine também a nossa newsletter para atualizações semanais.  

Compartilhe

Tagged: , , , , , , , , , , ,
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários