Dicionário ESG: Conheça os principais conceitos sobre sustentabilidade

Apresentamos logo abaixo conceitos-chave que você precisa saber para compreender como as organizações atuam de acordo com a agenda sustentável

Sustentabilidade é um termo que está inserido na agenda do mundo moderno e vem chamando a atenção da população, governos e até mesmo investidores.

Cada vez mais, as iniciativas e ações das organizações estão alinhadas às práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança).

Por exemplo, no Grupo Houer, alguns dos projetos que a empresa está envolvida, estão em conformidade com Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Dessa forma, vamos utilizar a nossa expertise no assunto para explicar um pouco sobre termos essenciais para você entender mais sobre a agenda sustentável que vem guiando o mundo. Confira logo abaixo:

SUSTENTABILIDADE

Vamos começar pela sustentabilidade. Você realmente sabe o que significa?

É a capacidade de satisfazer as necessidades da sociedade no presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Isso envolve os aspectos sociais, ambientais e de governança.

ESG

ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.

Antes de tudo, vale ressaltar que a sigla vai muito além da sua simples tradução. Cada vez mais, o termo está relacionado com as práticas socioambientais e até pode ser responsável pela credibilidade de uma empresa.

Além disso, as práticas ambientais, sociais e de governança também estão associadas aos Objetivos de Desenvolvimento da ONU.

Veja em detalhes o que cada tópico significa:

  • Ambiental: São práticas voltadas para as questões ambientais e de preservação dos recursos naturais. Principais pautas: aquecimento global, poluição do ar, rios e mares, energia renováveis, biodiversidade, entre outros assuntos.
  • Social: Direcionado para a responsabilidade social e impacto das organizações na população. Envolve temas relacionados com direitos trabalhistas, direitos humanos, equidade de gênero, luta contra a fome, entre outros aspectos.
  • Governança: Refere-se as estratégias corporativas das empresas e a sua orientação administrativa. Integra esse tópico, por exemplo, medidas anticorrupção, estrutura organizacional, canais de denúncia, compliance, entre outros temas. Além disso, interage com os dois tópicos anteriores, afinal é responsável por fiscalizar e reportar as práticas sustentáveis.

AGENDA 2030

A Agenda 2030 consiste em um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, pensadas para promover o desenvolvimento sustentável no mundo, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

Em síntese, a Agenda de 2030 nasceu de um acordo firmado em 2015 pelos 193 Estado-membros da ONU. Os objetivos e metas englobam os aspectos: sociais, ambientais e econômicos.

ODS

Os 17 ODS compõem uma agenda global para orientar o futuro da humanidade até o ano de 2030.

Portanto, os ODS e suas metas estimulam e apoiam ações em áreas essenciais para a sociedade. Eles devem ser inseridos nas políticas e processos das organizações.

Para isso, é importante a participação de todos, nomeadamente governos Federal, Estadual e Municipal, além do setor empresarial, universidades, parceiros sociais e sociedade civil como um todo.

COP

Sigla para Conferência das Partes (COP). Refere-se ao órgão mais importante da convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, adotada em 1992.

Basicamente, os países membros se reúnem anualmente para avaliar a situação das mudanças climáticas no planeta e propor ações.

UPCYCLING

Estamos falando da capacidade das marcas em transformar materiais e produtos descartados em itens de maior valor. Por exemplo, a técnica é muito utilizada na indústria da moda e na preparação de móveis e obras de arte.

Enquanto a reciclagem significa transformar um produto descartado em um item similar.

ECONOMIA CIRCULAR

De forma simples, a economia circular é um conceito baseado na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.

Dessa forma, as indústrias aproveitam a matéria-prima e os recursos naturais ao seu máximo com base nos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação.

Ou seja, as empresas promovem um processo integrado, onde a economia circular é vista como um elemento-chave para promover a dissociação entre o crescimento econômico e o aumento no consumo de recursos.

GRI

Os relatórios de sustentabilidade das empresas e das organizações são importantes ferramentas para comunicar as ações sustentáveis.

O Global Reporting Initiative (GRI) é uma organização internacional que auxilia empresas, governos e outras instituições a fazer a comunicação de suas ações ambientais, sociais e de governança para o mundo.

CURSOS DE SUSTENTABILIDADE

Quer aprender mais sobre sustentabilidade e entender como estruturar projetos alinhados com as diretrizes ODS? Confira a trilha de cursos sobre o sustentabilidade na Houer Academy.

Compartilhe

Tagged: , , , , , , , , , ,
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários