Saiba o que é market sounding e como aproveitar a estratégia em seu projeto
É uma estratégia utilizada para se aproximar da iniciativa privada, com objetivo de gerar contribuições relevantes para os projetos públicos. Saiba mais sobre market sounding abaixo!
Não é de hoje que o poder público no Brasil tem buscado formas de estar mais próximo da sociedade e da iniciativa privada na realização de projetos. Uma das estratégias utilizadas é a sondagem de mercado, também conhecida como market sounding ou consulta ao mercado.
Prova disso é, o Governo de São Paulo, que adotou, em 2019, a prática de market sounding para implementar a sua carteira de projetos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs). Dessa forma, o poder público busca estabelecer um diálogo com o mercado e abrir espaço para que operadores, investidores, fundos, financiadores e outros interessados contribuam com a discussão sobre os projetos.
Outro exemplo do uso desta estratégia é o projeto de construção do Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia (HEURO). Nele, os agentes públicos apresentaram um estudo completo e detalhado da viabilidade econômica, financeira e social do Hospital aos investidores para avaliação.
Neste artigo, buscamos entender o conceito de market sounding e por que os governos têm adotado a prática em seus projetos de concessões e PPPs.
Continue a leitura!
O QUE É UM MARKET SOUNDING?
Antes de mais nada, é uma estratégia utilizada por governos para se aproximar da iniciativa privada, com objetivo de gerar contribuições relevantes para os projetos públicos.
Dessa forma, desde a fase embrionária do empreendimento/projeto, é possível identificar riscos, medir a atratividade, definir modelagem, formas de remuneração, cronograma, dentre outros aspectos.
Primordialmente, o market sounding engloba reuniões on-line ou presenciais com representantes públicos e da iniciativa privada. Muitas vezes, também são disponibilizados canais on-line, como sites, para apresentação da carteira de projetos e comunicação com os atores privados.
Por exemplo, a plataforma digital www.parcerias.sp.gov.br/Parcerias/. Espaço que tem como objetivo “apresentar novas oportunidades de negócios e facilitar a submissão de propostas de novos projetos para desenvolvimento conjunto entre o público e privado”.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO MARKET SOUNDING?
Dessa forma, o market sounding ganha relevância ao estabelecer um diálogo entre o poder público e o mercado. Com isso, pretende-se verificar a aceitação e o apetite dos investidores, financiadores, fundos, entre outros ao projeto apresentado.
Além disso, é uma forma do Poder Público divulgar os seus projetos em andamento aos principais players do mercado, aumentando a competividade entre as empresas e as contribuições técnicas ao empreendimento.
COMO APROVEITAR A ESTRATÉGIA EM SEU PROJETO?
Veja algumas dicas para adotar a prática nos seus projetos públicos:
- Em primeiro lugar, deve-se apresentar aos interessados adequadamente as informações sobre projeto, tais como aspectos técnicos conhecidos, regime de contratação (PPP ou concessão), etc.
- Praticar a transparência em todos os pontos do projeto.
- Aplicar questionários de forma clara e simples sobre os pontos que se deseja descobrir com o market sounding.
- Preservar a competitividade do projeto. Ou seja, o gestor público deve ter cuidado com a condução do processo para não beneficiar determinado agente privado.
- Avaliar o momento ideal para realizar o market sounding.
- Criar um banco de dados com as contribuições obtidas.
ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE ROADSHOW E MARKET SOUNDING
No market sounding, o ente público é quem vai atrás do ente privado. Por exemplo, o agente público costuma fazer visitas, marcar agendas e realizar uma apresentação do projeto.
Enquanto no roadshow, o setor público é quem abre espaço para apresentações e as empresas interessadas se reúnem em agendas pré-definidas pelo setor público.
Em resumo, no market sounding, o setor público é quem vai atrás do setor privado e, no roadshow, a lógica é inversa.
CONHEÇA MAIS SOBRE O GRUPO HOUER
Confira os serviços oferecidos pelo Grupo Houer e entenda como podemos te ajudar no desenvolvimento do seu projeto ou iniciativa clicando aqui.
Aproveite e inscreva-se em nossa Newsletter para receber conteúdos semanais.
Compartilhe