Entenda a Relação entre Saneamento Básico e Saúde Pública

Entenda logo abaixo como os serviços de água e esgoto são capazes de ajudar a melhorar a saúde pública do Brasil

O saneamento básico é muito mais do que apenas o responsável pelo acesso à água tratada e tratamento de esgoto. O serviço está diretamente ligado à saúde e bem-estar da sociedade.

Afinal, uma área que não possui saneamento adequado está propensa a proliferação de doenças, trazendo riscos à saúde da população.

Por exemplo, cada dólar investido em saneamento poderá dar retorno 28 vezes maior à sociedade. Por isso, neste artigo vamos explorar a relação entre saneamento básico e saúde pública. Confira:

SANEAMENTO BÁSICO COMO AGENTE DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Entre os benefícios do saneamento básico, está o aumento da saúde pública. Dessa forma, o seu aperfeiçoamento promove melhorias na saúde. Como exemplo, podemos citar a diminuição da mortalidade infantil e a disseminação de doenças causadas pela falta de saneamento.

Ainda está com dificuldades de vincular saúde e bem-estar ao serviço? Então, vamos pensar na seguinte situação: quando a população tem acesso à água tratada, é possível fazer a higienização e cozimento de alimentos, além de permitir a adoção de medidas de higiene no dia a dia.

Com o saneamento básico, é possível evitar uma série de doenças como a diarreia por escherichia coli, disenteria bacteriana, febre tifoide, cólera, leptospirose, hepatite a, entre tantas outras.

Além disso, a melhoria da gestão dos resíduos sólidos (lixo), elimina e dificulta a proliferação de vetores de doenças.

Ou seja, quanto maior o percentual da população com acesso aos serviços de água, esgoto e gestão dos resíduos sólidos, menor a proliferação de doenças e diminuição de problemas na saúde pública.

CONHEÇA O ODS 3

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, está dentro dos Objetivos De Desenvolvimento Sustentável (ODS), que consistem em um plano de ação global sustentável, criado pela ONU em 2015, que visa melhorias ambientais, sociais e econômicas para as próximas gerações do mundo todo.

Por isso, o ODS nº 3 está relacionado com saúde e bem-estar.  No entanto, qual o motivo de associar saneamento básico a este objetivo?

Uma das metas deste ODS é, até 2030, acabar com as epidemias de tuberculose, malária, hepatites virais, doenças transmitidas pela água, dengue e outras doenças transmissíveis.

Como já foi dito anteriormente, o saneamento básico é fundamental na prevenção de doenças e promoção da saúde pública.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que 10% das doenças registradas mundialmente poderiam ser evitadas com investimentos na ampliação do acesso à água, medidas de higiene e saneamento básico. A dengue, por exemplo, é uma doença que é altamente favorecida pela falta de saneamento.

AUMENTO DE CASOS DE COVID EM ÁREAS SEM SANEAMENTO

Como exemplo de que a deficiência de investimentos em saneamento básico afeta diretamente a saúde pública, um estudo mostrou que número de casos e mortes por Covid-19 é maior em áreas desassistidas por saneamento básico.

As regiões do país mais afetadas pela falta de saneamento básico também foram as que registraram o maior número de contaminação e mortes por covid-19 durante a pandemia.

De acordo com os dados, as regiões Norte e Nordeste apresentam os menores níveis de cobertura de saneamento básico e tratamento de água e as maiores incidências de contaminação e mortes por covid.

CURSO DE SANEAMENTO BÁSICO JÁ DISPONÍVEL NA HOUER ACADEMY!

Você pode se aprofundar ainda mais sobre o assunto no Curso de Saneamento Básico disponível na Houer Academy. Nele, você vai aprender mais sobre o setor, oportunidades e como desenvolver projetos de impacto na área. Participe!

link para curso de saneamento básico e saúde pública,

Compartilhe

Tagged: , , , , , , ,
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários