3 fatos que você precisa conhecer sobre projetos sustentáveis
A Agenda de 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) direcionou os projetos para uma nova lógica de produção que é baseada na sustentabilidade e nos critérios ESG (Ambientais, Sociais e de Governança).
Cada vez mais, órgãos públicos e agentes privados têm repensado suas estratégias de atuação e incorporado ações sustentáveis. No entanto, o que muitos se perguntam é o que de fato contribui para a adesão aos ODS ou o alinhamento com as práticas ESG. E a verdade é que não faltam motivos.
Neste artigo, portanto, vamos falar sobre três fatos importantes sobre projetos sustentáveis. O objetivo é que, ao fim da leitura, você compreenda como os critérios ambientais, sociais e de governança podem impactar a sua empresa ou a gestão pública.
Mas antes de prosseguir com a leitura, aproveite e inscreva-se nos cursos sobre ESG da Houer Academy.
Agora, vamos lá?
1. MELHORA A IMAGEM DA MARCA E AJUDA A ATRAIR INVESTIMENTOS AOS PROJETOS
O fato número 1 revela que a adoção de práticas sustentáveis em uma organização aumenta o valor da marca e os investimentos em um projeto. Mas você sabe por que isso acontece?
Cresceu significativamente o número de consumidores preocupados com questões ambientais. De acordo com estudo realizado pelo Institute for Business Value (IBV), 84% dos consumidores consideram a sustentabilidade ambiental moderadamente importante.
Em outras palavras, isso significa que as pessoas estão preocupadas com causas socioambientais.
Além disso, é inegável que os critérios ESG também impactam nas escolhas dos clientes. Conforme a pesquisa do Capterra, 7 a cada 10 brasileiros concordam que as ações sustentáveis de uma empresa influenciam suas escolhas de produtos ou fornecedores.
De um outro lado, temos os investidores e bancos de desenvolvimento que estão, cada vez mais, comprometidos com os ODS e a Agenda de 2030. Logo, eles tendem a investir com mais segurança em projetos alinhados aos critérios de sustentabilidade.
Como explica a instrutora do curso ESG da Houer Academy, Gabriela Ferolla, no vídeo abaixo, aderir aos princípios ESG aumentam as chances de financiabilidade e atratividade para as iniciativas, organizações e políticas públicas.
2 – IMPACTAM A VIDA DE MILHARES DE PESSOAS E DO FUTURO
Em segundo lugar, mas não menos importante, o fato é que iniciativas que incorporam os critérios ESG transformam diretamente a vida de milhares de pessoas e o futuro do planeta.
Afinal, os projetos atuam conforme o interesse dos diferentes stakeholders, analisando os impactos das ações para as pessoas e para o meio ambiente. Com isso, avaliam os benefícios, os riscos e o retorno para acionistas, população e até mesmo para os governos.
Além disso, é impossível continuar a produzir sem pensar no meio ambiente. Por isso, quando uma organização pratica uma ação sustentável, ela altera um pouco a lógica da cadeia produtiva e contribui com o desenvolvimento sustentável do planeta.
Alguns exemplos de estratégias ambientais adotadas por indústrias, empresas ou órgãos são: a redução do desperdício de água, diminuição do consumo de energia, uso de combustíveis renováveis, praticar ações de reflorestamento, gerir áreas verdes, gestão de resíduos sólidos, diminuir a emissão de gases do efeito estufa, reuso dos recursos, entre outros aspectos.
Além disso, no âmbito social, as entidades podem: promover o empoderamento feminino na instituição, contribuir com a redução das desigualdades, realizar ações voltadas para a saúde e o bem-estar, investir na educação, entre outros pontos.
Enquanto no âmbito de governança, por exemplo, vale ressaltar: a promoção do bom funcionamento das organizações, o combate à corrupção, adoção de um portal confidencial para denúncias, praticar o princípio de transparência e implantar um código de ética etc.
O que mencionamos anteriormente são apenas alguns dos exemplos de iniciativas que podem ser adotadas. Há uma infinidade de ações já em prática e outras em desenvolvimento.
3 – INCENTIVA A ADOÇÃO DE PROCESSOS EFICIENTES E INOVADORES
Quando incorporamos aos projetosos princípios ESG, ganhamos em inovação e eficiência.
Na economia circular, por exemplo, parte-se do ponto que é possível produzir utilizando os princípios de redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
Com isso, além dos benefícios ambientais, as empresas ou órgãos conseguem reduzir os custos e elaborar soluções inovadoras e eficientes para o seu negócio.
CONHEÇA INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS EM CONCESSÕES E PPPs
As concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) também já estão alinhadas aos ODS e critérios ESG.
O Grupo Houer auxilia esses projetos a encontrarem soluções sustentáveis e alinhadas aos ODS. Atualmente, contribuímos ativamente com projetos dessa natureza, atuando na Verificação Independente (VI), na realização de modelagem e na gestão pública.
Como exemplo de parceria entre órgão público e agente privado, podemos citar o case da PPP de Iluminação Pública de Uberlândia. O projeto, que teve a modelagem econômica desenvolvida pelo Grupo Houer, prevê a diminuição de, no mínimo, 49,39% do consumo de energia, além de contribuir diretamente para o meio ambiente, reduzindo a emissão de gás carbônico na atmosfera.
Outro empreendimento de destaque trata-se da concessão do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), que adotou critérios sustentáveis no projeto. Se as estratégias forem adotadas, a redução média de carbono pode chegar a 61%. Nesse projeto, o Grupo Houer também foi responsável pela modelagem.
Atuamos ainda em conjunto ao BNDES no desenvolvimento dos estudos da modelagem de parques nos Estados de Santa Catarina e Minas Gerais. As concessões de parques no Brasil prezam pela preservação de áreas verdes e manutenção da biodiversidade.
Compartilhe