O que é um “Road Show”?
Os clientes, parceiros, fornecedores, entre outros públicos que nos acompanham pelos nossos perfis de Social Media e pela repercussão do trabalho do Grupo Houer na imprensa têm sua atenção chamada por um evento que aparece cada vez com mais frequência na agenda da empresa: o “Road Show”. Ao pé da letra, a expressão tem sua origem e pode ser traduzida como o espetáculo que está na estrada, ou seja, em geral diz respeito a uma turnê musical ou teatral que tem agenda e sai cumprindo uma programação intensa de viagens em um país ou vários países.
No caso do mercado, o financeiro especialmente, no lugar de uma apresentação artística, o “Road Show” é uma exibição que uma empresa organiza, diretamente ou por meio de parceiros especializados, para anunciar uma nova emissão de ações ou títulos para eventuais interessados, como investidores, por exemplo. A analogia entre os eventos artísticos e os de business tem sua origem no fato de ambos serem realizados em sequência e durante um espaço de tempo curto, passando por diferentes lugares neste pequeno intervalo temporal. Tanto para um quanto para o outro, as “turnês” antecedem o lançamento de produtos dirigidos para cada um dos seus públicos específicos.
AFINAL, O QUE É UM ROAD SHOW?
Mas, contando com as duas significações possíveis de “Road Show”, em qual delas se encaixa a resposta à pergunta que intitula este artigo? O que é para O Grupo Houer este tipo de evento? A empresa faz “Road Show” na B3 Brasil Bolsa Balcão?
No mercado de Concessões e PPPs, o “Road Show” é utilizado para apresentar os projetos e modelagens antes que eles sejam publicados para licitação. Este encontro serve para colher sugestões dos players interessados e avaliar a atratividade do projeto perante o mercado.
CONFIRA UM EXEMPLO DE ROAD SHOW
A melhor maneira de esclarecer essas indagações é o exemplo concreto ocorrido em 2019, na própria B3, quando a Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Grupo Houer, apresentou ao mercado diversas oportunidades de investimentos estruturados em projetos com base em garantias firmes e taxas justas de retorno.
O município de Angra dos Reis tem uma carteira de sete projetos que englobam concessões ou Parcerias Público-Privadas (PPPs) e que abrem possibilidades de participação do capital privado na execução e administração de serviços públicos municipalizados. Além da PPP de Iluminação Pública, que foi o destaque do “Road Show” de Angra em conjunto com o Grupo Houer, a carteira da prefeitura contempla ainda oportunidades na área do Centro Administrativo, Cidade Inteligente, Parque Municipal Natural da Mata Atlântica, Gestão de Resíduos Sólidos, Fundo Imobiliário e Turismo Histórico.
Participaram diversos players potenciais que já operam no mercado e que têm experiência em participar de projetos em parceria com o poder público.
POR QUE REALIZAR UM ROAD SHOW?
Mas por que uma prefeitura vai fazer uma apresentação de projetos públicos na B3? Porque dá credibilidade, aumenta a atratividade para os investidores e coloca os projetos no centro do principal palco financeiro do país.
Além disso, como já fez a Prefeitura de Porto Alegre, simultâneo à apresentação, Angra dos Reis e o Grupo Houer já garantiram a realização do leilão da PPP de Iluminação Pública da cidade fluminense na própria B3. O leilão de Porto Alegre, que aconteceu em 2020, teve o maior número de proponentes dos já realizados e um desconto de 47% do que a Prefeitura terá de pagar ao parceiro privado. Visibilidade que dá lucro.
Compartilhe