O que é Project Management Office (PMO)? Entenda o conceito e os seus benefícios às concessões
Você já ouviu falar sobre PMO? Em síntese, trata-se de uma abreviação em inglês para Project Management Office (escritórios de projetos, em tradução para o português).
Mas o que isso quer dizer exatamente? Além do mais, como podemos utilizá-lo em projetos públicos? Em resumo, é uma estrutura organizacional que promove a padronização dos processos de governança e gestão de projeto dentro de uma organização.
Dessa forma, o PMO tem inúmeras funções, como documentação dos projetos, disseminar boas práticas, garantir o cumprimento de diretrizes da empresa ou órgão, entre outras atribuições.
Portanto, no artigo de hoje, vamos desvendar as características do PMO e como é possível aproveitar as suas vantagens em projetos de concessões. Confira logo abaixo!
O QUE É PMO?
Você já parou para pensar como a falta de padronização de processos pode interferir no sucesso da realização de um projeto? Pois bem, o PMO (Project Management Office) vem para combater isso e é uma estratégia organizacional que promove a padronização dos processos e da gestão dos projetos.
Com isso, podemos dizer então que um escritório de projetos garante e aplica metodologias que serão utilizadas no gerenciamento de projetos. Além disso, oferece também uma base com orientações e ferramentas eficientes para os gerentes tomarem as melhores decisões.
TIPOS DE PMO
Agora que já sabemos o que é PMO, vamos falar sobre os tipos de atuação dentro do Project Management Office. Confira quais são:
- PMO Corporativo: Engloba todos os projetos da organização, normalmente ligados à estratégia da empresa.
- PMO Departamental: Colabora com uma área específica na entrega de resultados por meio de um portfólio de projetos.
- PMO Operacional: Nessa abordagem, o PMO é quem coordena exclusivamente um projeto.
COMO UM PMO PODE AJUDAR UMA ORGANIZAÇÃO?
Uum escritório de projetos ajuda a padronizar e documentar de forma clara os processos de uma organização, departamento ou projetos.
Analogamente, o PMO dissemina na cultura corporativa da organização boas práticas na gestão de projetos e garante o uso de metodologias, ferramentas e modelos eficazes. Além disso, garante o cumprimento das diretrizes e políticas da empresa.
Logo, podemos dizer que um PMO funciona como um dashboard, onde reúne o histórico, o aprendizado e as lições em cada projeto. Ou seja, é uma forma de clarificar as boas práticas para os envolvidos no projeto e que elas possam ser aproveitadas e repetidas quando necessário.
Dessa forma, o PMO pode monitorar ainda os indicadores relativos à gestão de projetos e ainda ser responsável pela condução de inúmeras atividades, como realizar reuniões de acompanhamento com os gerentes de projetos, alinhar a comunicação, além de gerar relatórios dos projetos da empresa.
CONFIRA 6 FUNÇÕES DE UM PMO
Em síntese, essas são as principais funções de um Project Management Office:
- Analisar, revisar e definir os processos de gerenciamento de projetos.
- Oferecer suporte, por meio de orientações e ferramentas, aos gerentes de projetos.
- Organizar e gerir os objetivos e entrega dos resultados dos projetos.
- Analisar e definir quais as melhores metodologias do mercado que serão utilizadas na gestão do projeto.
- Disseminar boas práticas na organização.
- Mapear e tornar claras quais são as ações eficientes na realização dos projetos.
QUEM PODE ATUAR COMO PMO?
O PMO em uma organização pode ser exercido por uma única pessoa ou por uma equipe. Além disso, empresas de consultoria na área atuam como PMO, como é o caso do Grupo Houer.
Por exemplo, o Grupo Houer atuou como PMO no Programa de Concessões de Parques Naturais BNDES (SC) e na Requalificação de Favelas e de Áreas Sensíveis (África do Sul).
Em ambos os casos, atuamos no desenvolvimento do PMO (Project Management Office) para garantir que os serviços sejam entregues com total excelência e alinhados às melhores práticas do mercado.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO PMO EM PROJETOS DE CONCESSÃO?
De forma simples, um escritório de projetos garante a celeridade da iniciativa, além de tornar o processo mais transparente para a sociedade.
Como mencionamos anteriormente, ele faz uso de metodologias e processos de documentação que garantem mais êxito na gestão do projeto. Logo, é uma estratégia que pode otimizar custos e resultados nas concessões e garantir mais sucesso aos projetos e empreendimentos públicos.
Quer saber mais sobre o assunto? Lembre-se que o Grupo Houer está no Instagram, onde são compartilhadas todas as nossas ações e missões. Não deixe de acompanhar!
Aproveite e inscreva-se em nossa newsletter para receber conteúdos semanais.
Compartilhe