A comunicação como fator de sucesso das PPPs e concessões

É indispensável que nesses projetos exista um plano de comunicação estratégica bem definido e também alinhado aos objetivos do empreendimento

É inegável que a comunicação é um fator de sucesso nas PPPs e concessões. Afinal, ela consiste em compartilhar informações verídicas para todas as partes envolvidas (sociedade civil, órgãos de controle/fiscalização, entre outros entidades interessadas), por meio de canais adequados e no momento mais oportuno.

Se você ainda não sabe a importância da comunicação como fator de sucesso das Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões e como realizá-la de maneira estratégica e eficiente, permaneça nesta página e continue a leitura para aprender mais! 

O QUE SE ENTENDE POR COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

Para entender o porquê de a comunicação ser um fator de sucesso nas PPPs e concessões, primeiramente precisamos falar sobre o que é a comunicação estratégica

Ela consiste em um processo em que se transmite uma informação no momento certo e por meio dos canais mais adequados. Igualmente, a comunicação deve ser feita baseada em objetivos específicos e sempre com intuito de compartilhar informações verdadeiras e de valor para o negócio

Com isso, a comunicação pode ser utilizada de maneira estratégica e eficaz para se antecipar a possíveis riscos, por meio do fornecimento de informação verídica e de interesse público. 

Além disso, a comunicação estratégica permite que a empresa ou órgão possa destacar as suas qualidades, apresentando o seu diferencial ou posicionamento no mercado.  

QUAL A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA O SUCESSO DAS PPPsS E CONCESSÕES? 

Agora que já falamos sobre a comunicação estratégica, vamos entender a importância da comunicação para o sucesso das PPPs e concessões. 

Embora as PPPs e concessões ofereçam inúmeros benefícios para a sociedade, as modalidades ainda causam dúvidas e não são tão simples de entender e nem operar.

Nesse sentido, as parcerias entre o poder público e privado contam com legislações específicas, etapas a serem cumpridas e precisam de uma modelagem técnica, jurídica e econômico-financeira para se concretizarem. 

Diante desses desafios, é indispensável que nos projetos de concessões e PPPs exista um plano de comunicação estratégica bem definido e alinhado aos objetivos do projeto. 

Dessa forma, pretende-se comunicar com as diferentes partes envolvidas, facilitando o entendimento do projeto, minimizando os riscos de desinformação e ajudando no sucesso da PPP ou concessão.

O QUE ACONTECE QUANDO UM PROJETO DE PPP OU CONCESSÃO NÃO TRABALHA BEM A SUA COMUNICAÇÃO?

Por outro lado, a comunicação inadequada é capaz de gerar inverdades sobre os empreendimentos e interferir diretamente na realização deles. 

Imagine que um serviço público será oferecido por meio de parceria entre órgão público e empresa privada. No entanto, a sociedade não dispõe de informações sobre os motivos que levaram até a parceria e nem os benefícios dela. Provavelmente, a iniciativa ou projeto será cercada de desinformação e levará a uma série de consequências, incluindo o encerramento do contrato. 

Portanto, é preciso apresentar informações verídicas e os benefícios do empreendimento/serviço, avaliando sempre o momento oportuno de transmiti-las e como repassá-las de forma eficaz a todos os públicos interessados. Dessa forma, garante-se a transparência e a integridade da PPP ou concessão.

COMO FAZER A GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NO PROJETO

Em primeiro lugar, o profissional ou empresa responsável pelo plano de comunicação da PPP ou concessão deve entender os objetivos do empreendimento ou projeto. Posteriormente, é fundamental que as ações de comunicação estejam alinhadas aos seguintes tópicos:

  1. Princípio da transparência. A natureza das PPPs e concessões exigem que sejam transparentes e íntegras. 
  2. Identificação dos públicos-alvo. O profissional deve identificar quem são as partes interessadas no projeto. 
  3. Contexto. É preciso entender o ambiente externo para comunicar com eficiência. 
  4. Conecte-se aos outros. Estabelecer uma conexão, principalmente da sociedade com os benefícios e o impacto que o projeto vai proporcionar em suas vidas ou para a localidade.
  5. Divulgue apenas informações verídicas. Apresente as qualidades do empreendimento de forma íntegra, não prometa o que não será cumprido.

Logo, fazer uma gestão da comunicação é um fator de sucesso, pois garante uma administração ativa das informações relevantes às partes interessadas

CURSO PPPs E CONCESSÕES 


Conheça os processos e as estratégias fundamentais para a elaboração de PPPs e Concessões bem-sucedidas no curso gratuito disponível na Houer Academy.

Compartilhe

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários