Saiba como o Building Information Modeling está transformando o mercado

Você já ouviu falar sobre Building Information Modeling (BIM)? Em síntese, refere-se a um sistema para modelagem da construção que permite criar plantas de construção inteligentes e com informações integradas. 

Além disso, o Building Information Modeling (em português: Modelagem de Informação da Construção) é utilizado cada vez mais em projetos de engenharia e arquitetura de acordo com o conceito da indústria 4.0.

Dessa forma, neste artigo, vamos explorar os principais aspectos dessa metodologia para entender melhor como o BIM está transformando a construção civil. Vamos lá?

O QUE É O BUILDING INFORMATION MODELING (BIM)?

Podemos dizer que se trata de uma metodologia que integra várias ferramentas, tecnologias e informações para a geração de representações digitais das características físicas e funcionais de construções.

Logo, ele explora recursos dos modelos 3D, entregando simulações mais fáceis de assimilar e fiéis ao produto final desejado. 

De um outro lado, os modelos BIM fornecem dados essenciais sobre o projeto. Por exemplo, contém informações sobre o cronograma das obras, que pode auxiliar nas tomadas de decisões dos agentes envolvidos. 

Além disso, é um método que auxilia no controle orçamentário do empreendimento. Ou seja, o BIM prevê o valor que o projeto terá em cada etapa do projeto. 

Portanto, o Building Information Modeling é um sistema que oferece suporte aos projetos ao longo de suas fases, permitindo melhor análise e controle do que os processos manuais. Em seguida, os modelos gerados por computador contêm geometria e dados precisos necessários para o apoio às atividades de construção, fabricação e aquisição por meio das quais a construção é realizada.

DIFERENÇA ENTRE BIM E CAD TRADICIONAL?

Agora que já sabemos o que é o BIM, fica até mais fácil entender a diferença entre ele e o CAD tradicional. Afinal, o BIM além de prevê a construção de ambientes em 3D, ele integra ainda informações sobre tempo (4D) e custo (5D) e até mesmo aspectos sustentáveis (6D) e tempo de vida do empreendimento (7D). 

Enquanto o CAD trata-se apenas de uma ferramenta digital de desenho que permite projetar um empreendimento em 3D. No entanto, não oferece acesso às informações intrínsecas dos objetos como cronograma, custos, aspectos sustentáveis e tempo de vida do empreendimento.

QUAIS AS VANTAGENS DO BIM?

Conforme pesquisa realizada pela Autodesk e McGraw-Hill Construction foram evidenciadas 7 vantagens sobre a metodologia Building Information Modeling. Confira quais são: 

  1. Entrega de melhores resultados.
  2. As equipes reduziram o retrabalho após utilizarem a plataforma BIM.
  3. Menos litígios de sinistros.
  4. Diminuíram o número de erros em documentos.
  5. Otimização do tempo do fluxo de trabalho.
  6. Redução do tempo de duração do projeto. 
  7. Redução no custo da construção. 

EXEMPLOS

No Reino Unido, o BIM é amplamente utilizado e o país se tornou referência no uso da metodologia no serviço público. O principal objetivo é reduzir o custo dos projetos de construção, além disso busca reforçar a visão sustentável, procurando reduzir a emissão de carbono. 

Outro exemplo é a cidade de Medellín na Colômbia, onde a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Medellín aplicou o BIM para planejar comunidades mais seguras para as pessoas vivendo nessas áreas.

Com isso, a equipe estima que o processo de planejamento levou 45% menos tempo graças ao uso do BIM e de outros softwares de construção. Além disso, melhorou a qualidade do empreendimento, com a equipe estimando que a nova habitação será 28% mais eficiente e viável.

O Tianjin Chow Tai Fook Financial Center é um novo marco impressionante em Pequim. O empreendimento, que tem uma área total de construção de 390.000 metros quadrados, utilizou o BIM como espaço colaborativo entre 100 membros da equipe para o design da construção. O que permitiu evitar modificações e retrabalhos. Com isso, o projeto economizou 30 dias e $10 milhões de RMB.

COMO O GRUPO HOUER VEM IMPLEMENTANDO A METODOLOGIA? 

O Grupo Houer investe na metodologia para otimizar e tornar mais eficiente os seus projetos em desenvolvimento.

Recentemente, os funcionários do Grupo Houer participaram de um treinamento para compreender o Building Information Modeling em sua totalidade e poder utilizá-lo da melhor forma para impactar positivamente os projetos. 

Com isso, o Grupo Houer busca incorporar o BIM na sua filosofia de trabalho e gerar mais resultados para os seus clientes, parceiros e sociedade.

CONHEÇA MAIS SOBRE O GRUPO HOUER

Confira os serviços oferecidos pelo Grupo Houer e entenda como podemos te ajudar no desenvolvimento do seu projeto ou iniciativa clicando aqui. 

Aproveite e inscreva-se em nossa Newsletter para receber conteúdos semanais.

Compartilhe

Tagged: , , , , , , , ,
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários