Certificação ISO 9001: Entenda o que é, seus benefícios e a importância para as empresas
Neste artigo, você vai encontrar os principais pontos sobre a ISO 9001, uma norma que atesta a qualidade e a eficiência das empresas, tornando até o seu negócio mais competitivo
A busca por excelência e qualidade é um dos principais atributos das empresas de sucesso. A certificação ISO 9001 se destaca como uma ferramenta estratégica para alcançar essa meta, garantindo que produtos e serviços atendam ou superem as expectativas dos clientes e cumpram com os requisitos regulatórios.
Neste artigo, vamos explorar em detalhe o que é a ISO 9001, os benefícios que ela oferece, a importância de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e como as empresas podem aproveitar ao máximo essa certificação.
O QUE É ISO 9001?
A sigla ISO significa “International Organization for Standardization“. A ISO 9001 é uma das certificações mais conhecidas e reconhecidas emitidas por esta organização, certificando a qualidade e consistência dos processos de uma empresa.
Dessa forma, a ISO 9001 é uma norma internacional que especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em uma organização. Seu objetivo é garantir que os produtos e serviços atendam às expectativas dos clientes e às normas regulatórias, promovendo a melhoria contínua dos processos. No Brasil, a certificação ISO é emitida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A ABNT é o representante da International Organization for Standardization (ISO) no país.
POR QUE AS EMPRESAS BUSCAM ESSA CERTIFICAÇÃO?
A certificação ISO 9001 traz uma série de benefícios significativos, incluindo a melhoria da eficiência operacional, redução de desperdícios, e aumento da satisfação dos clientes, além de proporcionar uma vantagem competitiva no mercado. Empresas certificadas demonstram um compromisso sólido com a qualidade e a satisfação dos clientes, o que pode resultar em maior confiança e credibilidade.
Além disso, a certificação pode abrir novas oportunidades de mercado, atraindo clientes e parceiros que exigem conformidade com normas de qualidade. Este reconhecimento é particularmente valioso em mercados onde a qualidade é um critério essencial para a seleção de fornecedores e parceiros de negócios.
O QUE É UM SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE (SGQ)?
Inerente à ISO 9001, o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) é um conjunto de políticas, processos e procedimentos necessários para o planejamento e execução da produção (desenvolvimento/serviço) dentro do núcleo do negócio de uma organização.
O SGQ é fundamentado nos princípios de gestão de qualidade, que incluem o foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, melhoria contínua, tomada de decisão baseada em evidências e gestão de relacionamento.
O QUE É A ABNT NBR ISO 9001?
A ABNT NBR ISO 9001 consiste n a versão brasileira da norma internacional ISO 9001.
Ela estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade de uma organização, visando garantir que o fornecedor possa fornecer, de forma consistente e repetitiva, bens e serviços de acordo com as especificações do cliente.
Portanto, a conformidade com a ABNT NBR ISO 9001 significa que o fornecedor adotou uma abordagem sistêmica para a gestão da qualidade e está gerenciando seu negócio de forma a assegurar que as necessidades dos clientes estejam compreendidas, aceitas e atendidas.
GRUPO HOUER E A CERTIFICAÇÃO ISO 9001
O Grupo Houer, comprometido com a excelência e a melhoria contínua, obteve a certificação ISO 9001, demonstrando sua capacidade de fornecer produtos e serviços de alta qualidade de maneira consistente.
A conquista da certificação reforça a confiança dos clientes e parceiros no compromisso do grupo com a gestão de qualidade e a satisfação dos requisitos regulamentares. Para conhecer mais sobre os projetos desenvolvidos por nós, acompanhe a página no Instagram.
Compartilhe