O que esperar de 2023 no desenvolvimento de projetos, investimentos e infraestrutura?
Confira as principais tendências deste ano e como a sustentabilidade e a transformação digital devem impactar os negócios no Brasil
O ano de 2023 chegou repleto de novidades. No Brasil, já ocorreu mudança na presidência. Com isso, uma nova agenda pública começa a surgir.
Em todo o mundo, as práticas sustentáveis e a transformação digital vão ditar o ritmo do desenvolvimento de projetos e as novas oportunidades de investimentos.
Na publicação de hoje, usamos a expertise do time do Grupo Houer para listar as principais tendências em projetos, investimentos e infraestrutura no ano de 2023. Vamos lá?
SUSTENTABILIDADE
O desenvolvimento de projetos e negócios alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU) será o novo normal.
Afinal, cada vez mais os líderes mundiais e as organizações estão atentas às mudanças climáticas e como a economia verde pode transformar e garantir a sustentabilidade da humanidade.
Além disso, conforme matéria publicada na Agência Brasil, o novo governo tem entre suas metas realizar a transição para economia de baixo carbono.
Portanto, a estratégia é destinada a conter as emissões de gases de efeito estufa, uma agenda que tem ganhado cada vez mais espaço pelo mundo.
Dessa forma, investir em projetos e negócios sustentáveis é uma tendência que deve perdurar.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Não sabe por onde começar a transformação digital no seu projeto ou negócio?
No ano de 2023, cada vez mais, os investimentos e desenvolvimento da inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), realidade virtual e aumentada (VR/AR), computação em nuvem, blockchain e redes como 5Gdevem se intensificar.
Ou seja, essas tecnologias chegaram com a transformação digital das organizações e devem ditar o ritmo dos negócios neste ano.
Dessa forma, as empresas promovem mudanças significativas em suas estruturas, promovendo automação de processos, melhoria na capacidade de tomada de decisão, além de permitir que os colaboradores foquem em atividades criativas e não manuais.
É por meio da transformação digital que empresas usam tecnologias digitais para solucionar problemas tradicionais. Por exemplo, quedas no desempenho, produtividade, agilidade e eficácia.
Sem dúvida, as empresas estão apostando nessa área e é algo que as organizações de hoje têm de pensar agora para garantir a sua sobrevivência.
BUILDING INFORMATION MODELING (BIM)
Diante disso, destacamos ainda o Building Information Modeling (BIM) como uma tendência na transformação digital dentro do mercado de construção e desenvolvimento de projetos.
Ele consiste em um sistema que oferece suporte aos projetos ao longo de suas fases, permitindo melhor análise e controle do que os processos manuais. Em seguida, os modelos gerados por computador contêm geometria e dados precisos necessários para o apoio às atividades de construção, fabricação e aquisição por meio das quais a construção é realizada.
O Grupo Houer já utiliza a ferramenta no desenvolvimento dos seus projetos.
INFRAESTRUTURA
A infraestrutura é um eixo central para qualquer país crescer e desenvolver a sua economia.
Ou seja, promover o desenvolvimento e políticas públicas nas áreas de transporte, saneamento básico, energia e telecomunicação é essencial para o crescimento socioeconômico do Brasil.
As principais tendências na área para 2023 residem nas parcerias entre o setor público e privado, por meio de concessões e PPPs, para o desenvolvimento desses pontos estratégicos.
Principalmente, os municípios devem apostar nesse tipo de modalidadepara atrair mais investimentos para o desenvolvimento dos seus projetos.
Com isso, os governos atraem recursos para a manutenção da rede de transportes, melhoria no saneamento básico à população, investimento em energia renovável e sustentável, além de ampliar a oferta de rede de internet no território brasileiro.
Afinal, quando um país, estado ou cidade possuem uma rede elétrica eficiente, sistema de internet adequado e um sistema de transporte estável, os investidores se sentirão mais seguros em estabelecer o seu negócio naquela região.
FIQUE POR DENTRO
Para acompanhar a evolução e a atualização sobre esse assunto e outros conteúdos, siga o Instagram do Grupo Houer. Aproveite e assine também a nossa newsletter para atualizações semanais.
Compartilhe