PPP iluminação pública de Uberlândia (MG): confira 5 benefícios
A gestão dos municípios tem muito a ganhar ao implantar as Parcerias Público-Privadas na iluminação pública das cidades; saiba quais são as principais vantagens da PPP iluminação pública de Uberlândia (MG).
As Parcerias Público-Privadas (PPPs) estão chamando a atenção dos gestores municipais à realização de projetos públicos. A PPP iluminação pública de Uberlândia (MG) é um dos projetos em destaque.
Muita gente está de olho na possibilidade de garantir uma iluminação urbana mais sustentável e eficiente. De acordo com a matéria publicada no Valor Econômico, os investimentos privados em PPPs de iluminação pública devem bater R$ 1,8 bi em 2022.
No entanto, nem tudo são flores. Afinal, para uma PPP ser bem-sucedida é fundamental a realização de estudos e mapeamento das necessidades de cada local. Aliás, recentemente, o Governo Federal lançou um Guia Prático para estruturação de PPPs de iluminação Pública.
Neste artigo, você vai descobrir a importância do setor, quais são as principais vantagens de uma PPP de Iluminação Pública. Como exemplo, vamos utilizar o caso de Uberlândia (MG).
Vamos começar?
Confira como uma PPP de iluminação pública pode transformar a realidade das cidades. (VIDEO)
Antes de mais nada, você sabe o que é iluminação pública? É o setor responsável pela luz dos diferentes espaços públicos.
PANORAMA DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL
Dessa forma, a eficiência da iluminação pública se relaciona com a qualidade de vida da população nas cidades. Quando esse setor é eficiente, ele é capaz de reduzir números de acidentes e promover mais segurança.
Conforme dados do Banco Mundial, a iluminação pública no Brasil representa cerca de 4,3% do consumo total de energia elétrica do país. Além disso, compromete entre 3% e 5% do orçamento dos municípios.
Atualmente, a gestão pública das cidades tem feito mudanças nos seus parques luminotécnico. Nos últimos anos, cresceu investimentos em lâmpadas LED, afinal, a tecnologia é mais eficiente e reduz o impacto ambiental.
Apesar desse movimento de transformação, a gestão municipal ainda encontra inúmeros desafios para garantir a prestação do serviço. Então, as PPPs aparecem como soluções de longo prazo para a modernização, expansão, operação e manutenção da iluminação pública.
VANTAGENS DAS PPPs DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA: O CASE DE UBERLÂNDIA (MG)
Neste post, vamos abordar 5 benefícios de uma iluminação pública eficiente, utilizando como exemplo a PPP Iluminação Pública de Uberlândia. São eles:
1. Segurança
Em uma pesquisa realizada pela Bureau Nacional de Pesquisa Econômica, nos EUA, revelou, que as ruas com reforço na iluminação, reduziram em 36% o número de crimes no período noturno.
Com a PPP de iluminação pública, a cidade de Uberlândia (MG) utiliza lâmpadas LED, o que garante a capacidade luminosa ao município. A tecnologia ainda tem um aproveitamento luminoso maior do que as lâmpadas convencionais, pois usa a luz direcional.
Com isso, os cidadãos se sentem mais seguros para caminharem entre as ruas, praças, jardins, avenidas e pontos de ônibus.
2. Sustentabilidade
Os governos passaram a se preocupar cada vez mais em como é possível reduzir os impactos no meio ambiente. Por isso, com os projetos de iluminação não poderia ser diferente.
Logo, as PPPs têm utilizado a tecnologia LED para iluminar as cidades. Afinal, esse tipo de lâmpada reduz o consumo de energia, o seu tempo de vida útil é de 50 mil horas e não emite radiação UV.
Nos projetos de PPPs de iluminação pública desenvolvidos pelo Grupo Houer, estima-se a redução de até 70% de emissão de carbono e 70% menos consumo de energia.
Em Uberlândia, por exemplo, a parceria público-privada prevê a substituição em todas as vias do município. De acordo com dados de dezembro do último ano, já foram 69.337 pontos modernizados, o que representa 76,25% do total.
Após a conclusão do projeto em 2022, os 90 mil pontos de luz modernizados vão reduzir a emissão de aproximadamente 2 mil toneladas de gás carbônico por ano.
3. Economia e eficiência
No Brasil, a iluminação pública ainda é composta por lâmpadas de vapores metálicos (mercúrio e sódio) que apresentam baixa vida útil (25 mil horas ou cerca de seis anos).
Então, elas requerem uma alta taxa de manutenção e substituições frequentes. Na PPP de Uberlândia, como mencionado anteriormente, utiliza-se tecnologia LED, que possui vida útil de 50 mil horas.
Com isso, reduz os custos em substituição e garante um sistema de iluminação eficiente com menos falhas.
Essa modernização, portanto, garante uma economia de energia de quase 40%, podendo chegar a mais de 50% até a conclusão do projeto.
4. Valorização do ambiente e patrimônio público
Os espaços públicos iluminados ganham a atenção e proteção da população. Com isso, as pessoas valorizam mais os espaços urbanos como praças, parques, quadras e obras como estátuas.
Dessa forma, os moradores se sentem mais motivados para aproveitar o ambiente. Da mesma maneira, podem praticar atividades físicas e de lazer nas ruas com mais segurança.
5. Desenvolvimento econômico e local
Uma cidade com iluminação pública de qualidade é capaz de atrair novos investimentos e de impulsionar o seu turismo.
Afinal, a PPP de iluminação pública de Uberlândia oferece mais segurança para seus comerciantes, impulsionando o desenvolvimento das atividades econômicas locais.
Quer saber mais como as PPPs, que contam com participação do Grupo Houer, estão transformando a realidade das cidades e dos seus moradores? Então, siga o Instagram do Grupo Houer. Você pode acompanhar também mais conteúdos no Blog Houer.
Crédito imagem: Prefeitura de Uberlândia (MG)
Compartilhe