Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Saiba quais são e o que significa cada um dos 17 objetivos deste plano de ação adotado em vários países

Você sabe o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Na prática, eles estão inseridos dentro de um plano de ação sustentável criado pela ONU em 2015. Os objetivos globais foram assumidos por 193 países, incluindo o Brasil. Além disso, 22 mil empresas de todo o mundo integram o Pacto Global. Com isso, elas assumem o compromisso voluntário em contribuir com os ODS.

Mas, afinal, quais os Objetivos dos ODS? Tais metas visam melhorias ambientais, sociais e econômicas para as próximas gerações de todo o mundo.

Assim, os principais objetivos são eliminar a pobreza e a fome extrema, oferecer educação de qualidade para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas. Conheça agora um pouco sobre cada um dos 17 ODS:

1 – Erradicação da pobreza:

Muitas famílias ao redor do mundo ainda vivem em condições de extrema pobreza. Ou seja, são privadas de alimentação, água tratada, saúde, informação e abrigo.

Por isso, um dos principais objetivos dos ODS é acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

2 – Fome zero e agricultura sustentável:

Segundo o Relatório da ONU, 828 milhões de pessoas foram vítimas da fome em 2021.

Logo, esse objetivo visa acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e, , conjuntamente promover a agricultura sustentável.

3 – Saúde e bem-estar:

A taxa de mortalidade infantil mundial atualmente é de 45 óbitos a cada 1.000 crianças nascidas vivas e está em constante declínio.

A taxa de mortalidade infantil é um importante indicador da qualidade dos serviços de saúde, saneamento básico e educação, portanto, acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos é uma das metas dos ODS.

Ademais, também tem como objetivo reduzir a mortalidade materna, extinguir epidemias, combater doenças transmissíveis, promover a saúde mental, atingir a cobertura universal de saúde e outros.

Portanto, o ODS 3 busca assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

4 – Educação de qualidade

O mundo vive uma crise global de aprendizado, como afirma a UNESCO. Seis em cada dez crianças não sabem ler ou resolver cálculos básicos de matemática.

Diante desse cenário, destaca-se a necessidade de garantir a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

5 – Igualdade de gênero

Neste ODS, a meta é acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas. Dessa forma, vida garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades, pois vivemos em uma sociedade em que não há a participação plena e efetiva das mulheres nas tomadas de decisão e com igualdade de oportunidades na vida política, econômica e pública. Além disso, as práticas de violência ainda assombram as mulheres em todo o mundo.

Por este motivo, o quinto objetivo é acabar com todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres e meninas, alcançando a igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres e meninas.

6 – Água potável e saneamento

O saneamento básico é essencial para a garantia de qualidade de vida e de desenvolvimento social e econômico da sociedade. Todavia, segundo a ONU, mais de 4,2 bilhões de pessoas vivem até hoje sem acesso a esse serviço.

Sendo assim, o objetivo é garantir o acesso ao saneamento básico e água potável para todos até 2030. Isso ajudará na proteção da saúde pública e a acabar com a propagação de doenças infecciosas.

7 – Energia limpa e acessível

Os desafios do acesso universal aos serviços de energia, da melhoria da eficiência energética, da redução do uso de combustíveis fósseis e da modernização tecnológica para o fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis são os pilares deste ODS.

O objetivo global de número 7 busca contribuir com o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos.

8 – Trabalho decente e crescimento econômico

A geração de empregos não apenas permite a manutenção financeira da população, mas também a possibilidade de uma vida digna.

Sendo assim, o oitavo ODS tem a ver com a promoção do crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, visando a geração de empregos plenos, produtivos e decentes para todos.

9 – Indústria, inovação e infraestrutura

Para auxiliar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, é essencial a construção de uma infraestrutura resiliente!

Dessa forma, será possível promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

10 – Redução das desigualdades

Este ODS busca promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente de idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica e outros aspectos.

Portanto, busca-se a eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias.

11 – Cidades e comunidades sustentáveis

Todos merecem moradias seguras, acessíveis e acesso a transporte público de qualidade!

Visto que 70% da população viverá em ambientes urbanos até 2050, o objetivo é fortalecer as cidades de maneira inclusiva e sustentável!

12 – Consumo e produção responsáveis

A preocupação com o meio ambiente anda em conjunto com atitudes éticas e responsáveis.

Sendo assim, o intuito desse objetivo é assegurar uma gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais. Assim, é possível reduzir o desperdício de comidas e a geração de resíduos.

13 – Ação contra a mudança global do clima

Quando falamos sobre mudanças climáticas, estamos nos referindo às transformações nos padrões de temperatura a longo prazo.

Dessa maneira, faz parte desse objetivo tomar medidas ágeis para combater a mudança climática e seus impactos.

14 – Vida na água

A meta é reduzir a poluição marítima! Através da promoção do uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos. Com isso, será possível construir um desenvolvimento sustentável.

15 – Vida terrestre

O 15º objetivo fala sobre a importância de proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Destacando, além disso, a necessidade de deter o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar o florestamento e o reflorestamento.

16 – Paz, justiça e instituições eficazes

Por meio do ODS 16, busca-se promover ações pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Um dos pontos de destaque trata da necessidade em desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes, além de garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis

No Grupo Houer, as metas do ODS 16 estão inseridas em diversos projetos em que o Grupo atua, seja na garantia da transparência como também na promoção de parcerias eficazes entre órgãos públicos ou entre o setor público e privado. 

17 – Parcerias e meios de implementação

O principal objetivo do ODS 17 é fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Para isso, busca-se fortalecer a mobilização de recursos internos, inclusive por meio do apoio internacional aos países em desenvolvimento, para melhorar a capacidade nacional de arrecadação de impostos e outras receitas.l, como também quer aumentar a coerência de políticas e institucional, as parcerias multissetoriais e reforçar o uso de dados, monitoramento e prestação de contas.

O Grupo Houer, por exemplo, tem atuado em sintonia com o ODS17 ao incentivar e promover parcerias públicas, sejam elas público-privadas ou com a sociedade civil, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos entre essas parcerias.

CONCLUSÃO

Todos esses objetivos devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.

Por isso, o Grupo Houer tem se empenhado para criar projetos cada vez mais alinhados com os ODS, tendo como maior meta transformar a vida das pessoas. E fazer isso por meio de uma #infraestrutura sustentável é o melhor caminho!

Aproveite e conheça alguns projetos sustentáveis desenvolvidos pelo Grupo Houer. Acesse o artigo aqui.

Compartilhe

Tagged: , , , , , , , , , ,
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários