Entenda a importância da comunicação com os stakeholders envolvidos nos projetos de PPPs e concessões

Saiba o que é a comunicação estratégica com os diferentes agentes envolvidos no empreendimento e como usá-la ao seu favor

Você sabe o que é uma comunicação estratégica em projetos? Basicamente, é o processo de transmitir uma informação de valor no momento certo e por meio dos canais mais adequados. 

A partir de um plano de comunicação bem definido, pretende-se comunicar com as diferentes partes envolvidas, facilitando o entendimento do projeto, minimizando os riscos de desinformação e ajudando no sucesso da parceria público-privada (PPP) ou concessão.

Por isso mesmo, a comunicação em concessões e PPPs com os stakeholders é algo muito importante para o sucesso dos projetos.

Neste post, você vai entender um pouco mais sobre quem são os stakeholders e a importância da comunicação em projetos. Continue lendo para ficar por dentro do assunto!

SAIBA QUEM SÃO OS STAKEHOLDERS NOS PROJETOS DE CONCESSÃO E PPP

Para compreender a importância dos stakeholders nos projetos de concessão e PPP, primeiramente, precisamos entender quem são os agentes envolvidos no projeto.

Basicamente, o termo stakeholders é utilizado para se referir às pessoas e organizações que são impactadas pelas ações de determinada empresa.

Para ficar mais claro, na tradução correta para o português, stakeholders significa partes interessadas

Por exemplo, nos projetos de PPP e concessão integram diversos stakeholders: clientes, fornecedores, governos, empresas privadas, investidores, comunidades locais, ONGs e outros grupos interessados.

Afinal, muitas pessoas são impactadas, positiva e negativamente, pelas decisões de determinada empresa, não apenas aqueles que geram lucros. 

Portanto, qualquer pessoa que seja influenciada pelas ações de uma organização é considerada um stakeholder e, para alcançar o sucesso, é essencial se preocupar com todo esse público.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA COMUNICAÇÃO COM OS STAKEHOLDERS

Agora que você já entendeu quem são os stakeholders, é importante conhecer os objetivos estratégicos da comunicação com os diferentes indivíduos envolvidos no projeto ou empreendimento.

Primeiramente, é muito importante garantir que os stakeholders trabalhem alinhados e em conjunto para atingir o progresso do projeto. 

Por exemplo, facilitar a troca de informação entre departamentos ajuda a aumentar a produtividade e integrar a equipe. Ou seja, manter todos informados sobre o projeto é fundamental. Além disso, garante transparência para os cidadãos e organizações interessadas. 

Dessa forma, a comunicação com os stakeholders é uma maneira de gerenciar riscos e analisar os possíveis cenários, entendendo qual a melhor forma de resolver os conflitos. Isso quer dizer que investir na resolução de problemas é vital para alcançar a comunicação de sucesso com os stakeholders, como também é importante assegurar que todos estejam cientes de suas respectivas responsabilidades e compromissos. 

Portanto, a transparência e confiança são objetivos da comunicação com os stakeholders. Afinal, quando falamos em PPPs e concessões, muitas vezes nos referimos a serviços públicos, portanto, a comunicação precisa ser clara e aberta para garantir a confiança no processo e na entrega dos resultados. 

COMO O GRUPO HOUER É EXEMPLO NA COMUNICAÇÃO COM OS STAKEHOLDERS

Em diversos projetos que o Grupo Houer está envolvido nos estados do Brasil, prioriza-se a comunicação com os diferentes stakeholders envolvidos no negócio. 

Afinal, uma comunicação ineficaz ou até mesmo a falta dela pode gerar ruídos e interferir diretamente na realização dos projetos. Por isso mesmo, a comunicação estratégica com os stakeholders dos projetos é um caminho que o Grupo Houer investe no dia a dia.

Dessa forma, garante-se transparência para a sociedade civil e organizações, antecipa-se aos riscos e apresenta os resultados. 

Na iluminação pública, por exemplo, quando usamos uma comunicação eficaz, conseguimos mostrar para a população como aquela PPP está impactando os índices de segurança.

Enquanto no caso dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), por meio dos resultados dos estudos do projeto, é possível apresentar como o saneamento básico daquela cidade será transformado com as ações a serem implementadas. Com isso, o projeto tem uma possibilidade de realização bem maior, além de uma aceitabilidade por parte de órgãos ambientais e de fiscalização. 

Logo, os cases mencionados anteriormente possibilitam compreender como a comunicação com os stakeholders é essencial na realização de um projeto público. Por meio dela, conseguimos reforçar os pontos positivos e eliminar qualquer tipo de equívoco em uma PPP, concessão ou projeto público. 

CURSO PPPs E CONCESSÕES 

Conheça os processos e as estratégias fundamentais para uma comunicação eficaz com os stakeholders em projetos no curso gratuito disponível, em breve, na Houer Academy.

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