Saiba o que é o fundo soberano e qual o seu objetivo
Refere-se a uma categoria de investimento criada e administrada pelo Governo Federal de um país, estados ou municípios. Saiba mais!
Você certamente já ouviu falar sobre fundos de investimento imobiliário ou sobre fundos de ações e multimercados, certo? No entanto, há uma outra categoria de fundo não tão popular que você precisa conhecer mais, trata-se do fundo soberano.
Apesar de não ser tão comentado pelos agentes do mercado financeiro, o Fundo Soberano é administrado pelo Governo Federal de cada país, possuindo objetivos específicos. Contudo, já há fundos soberanos administrados por entes subnacionais (estaduais e municipais) no Brasil que estão relacionados às receitas provenientes de commodities petrolíferas.
Como exemplo, podemos citar o Espírito Santo, que criou o Fundo Soberano ES – FUNSES, além do Rio de Janeiro que lançou recentemente o Fundo Soberano do Estado, que terá como função reduzir o impacto das oscilações das receitas dos royalties de petróleo nas contas governamentais.
No artigo de hoje, vamos explicar o que é esse fundo e qual o seu objetivo. Vamos lá?
O QUE É FUNDO SOBERANO?
Antes de mais nada, o fundo soberano é um tipo de fundo de investimento diferente dos outros disponíveis no mercado. Como mencionado anteriormente, é uma categoria criada e administrada pelo Governo Federal de um país ou por uma entidade subnacional e com estratégias pré-determinadas.
Mas, afinal, o que o difere dos outros fundos? A principal diferença do sovereign wealth funds (fundo soberano em inglês) é que ele não é negociado em mercado. Em outras palavras, não é possível simplesmente investir nele.
Podemos dizer ainda que um fundo soberano é um veículo de investimento utilizado por alguns países ou regiões como parte de suas reservas internacionais.
No entanto, há uma diferença entre fundos soberanos e reservas internacionais. O primeiro tem como objetivo garantir capacidade ao país de se financiar em momentos de crises econômicas. Por outro lado, as reservas internacionais desempenham o papel de oferecer estabilidade cambial a determinado país.
OBJETIVOS DA CRIAÇÃO DE UM FUNDO SOBERANO
Além disso, esse tipo de fundo possui objetivos específicos determinados por cada país. Entre esses objetivos, podemos citar alguns, como: estratégia política, reserva de economia para futuras gerações, financiamento do desenvolvimento social e econômico do país, auxiliar autoridades monetárias, entre outros.
COMO FUNCIONA UM FUNDO SOBERANO?
Provavelmente, você deve estar se perguntando: como esses fundos funcionam, já que não recebem aporte de investidores?
Em síntese, os fundos soberanos utilizam recursos provenientes da extração de commodities, de reservas internacionais, de excedentes da arrecadação fiscal, lucro de empresas estatais, entre outras fontes.
Por meio desses recursos, eles realizam seus investimentos. Dessa forma, eles podem fazê-lo em ações de outros países, em outras moedas e títulos públicos.
PRINCIPAIS PAÍSES A POSSUÍREM UM FUNDO SOBERANO
Atualmente, um dos principais é o fundo soberano da Noruega. O fundo foi criado na década de 90 para investir os recursos da indústria de petróleo e gás da Noruega. O seu objetivo assumido é poupar para as gerações futuras, uma vez que o petróleo não durará para sempre. Em fevereiro de 2022, ele contava com 1,4 trilhão de euros investidos, principalmente em renda variável.
O China Investment Corporation é outro fundo soberano em destaque. Com patrimônio de 746,7 milhões de dólares, este fundo foi estabelecido somente em 2007.
Além disso, a maior parte dos fundos soberanos está localizada na Ásia e no mundo árabe – em Hong Kong, China, Cingapura, além de Kuwait e Emirados Árabes Unidos.
Ressaltamos que tanto países quanto estados e municípios podem ter o seu próprio Fundo Soberano. Aliás, o Grupo Houer está atuando na pré-análise de viabilidade para estruturação do Fundo Soberano municipal de Conceição do Mato Dentro-MG, a cidade com maior arrecadação proveniente da extração de minérios de ferro de Minas Gerais, a terceira maior do Brasil.
CONHEÇA MAIS SOBRE O GRUPO HOUER
Confira os serviços oferecidos pelo Grupo Houer e entenda como podemos te ajudar no desenvolvimento do seu projeto ou iniciativa clicando aqui.
Aproveite e inscreva-se em nossa Newsletter para receber conteúdos semanais.
Compartilhe